As cores têm um impacto enorme nas sensações que os ambientes podem proporcionar. Alegria, relaxamento, foco e tranquilidade são só alguns dos sentimentos potencializados pelo uso das cores. Por isso, é muito importante analisar algumas questões antes de decidir quais tons serão utilizados em seu novo apartamento. Pensando nesse tema, a Dimak Incorporadora preparou este blogpost especial com dicas valiosas sobre o uso de cores na decoração. Acompanhe o conteúdo. 

 

Psicologia das cores

 

 

Primeiramente, é importante considerar alguns fatores em relação ao ambiente, a exemplo de qual é a sua finalidade, quem fará uso dele, em quais horários ele será mais utilizado e se ele recebe luz natural, afinal, segundo a psicologia das cores, cada cor transmite uma sensação específica, que pode ser potencializada ou reprimida em conjunto com a incidência de luminosidade.

Portanto, a sala, por exemplo, é um cômodo de alegria e de convívio, mas também precisa ser harmônico e trazer aconchego. Cores como verde e azul passam tranquilidade, enquanto laranja e tons terrosos transmitem criatividade, vibração e acolhimento. Já ambientes que precisam estimular o foco e a concentração, como o escritório, podem combinar tons mais neutros, como o cinza, e aqueles que despertam o lado criativo, como o vermelho e o amarelo. Para os quartos e demais espaços de relaxamento, nada melhor do que as cores que inspiram tranquilidade, como azul-claro, lavanda e variações de rosa, a exemplo do salmão, do pêssego, do pérola, do rosa-claro, do rosa-terroso e do rosa-acinzentado.

Além disso, é importante levar em consideração o gosto, a personalidade e as preferências dos moradores, afinal, mais do que tendências, os ambientes devem remeter à essência dos donos da casa. 

 

Tendências para 2021 

 

 

Uma das principais empresas que ditam os rumos da decoração é a Pantone. Para o ano de 2021, foram escolhidas duas cores: o illuminating yellow e o ultimate grey, isto é, tons iluminados de amarelo e cinza, que, segundo a companhia, trazem uma mensagem de força e de esperança, ambas eternas e inspiradoras. As tendências, no entanto, vão muito além desse duo. Cores que remetem ao poder e à tranquilidade da natureza, como o azul, o verde e os tons terrosos, seguem em alta. Combinadas com tons neutros e com texturas como a madeira, elas proporcionam ambientes de aconchego e bem-estar, além de um retorno às origens, tão necessário neste momento de pandemia. 

Cores mais vibrantes, como amarelo, laranja e nuances terrosas de vermelho, também têm sido usadas em projetos de decoração. Elas podem ser aplicadas em uma parede especial ou em objetos decorativos de destaque, alegrando, assim, o espaço, mas sem pesar a ambientação. 

Gostou das dicas da Dimak Incorporadora? No nosso blog, você tem acesso às melhores sugestões de decoração, estilo de vida e mercado imobiliário. Continue nos acompanhando.